
Publicado em
Atualizado em
Sabe aquela sensação chata de queimação no estômago, o gosto estranho na boca, o enjoo que não vai embora ou os arrotos constantes? A azia pode ser bem incômoda, né? Mas a boa notícia é que a natureza nos dá uma ajudinha! Remédios caseiros como um chazinho de gengibre, um suco de melão fresquinho ou uma infusão de alteia, podem ser ótimas opções para aliviar esses sintomas.
Essas maravilhas naturais têm uns compostos especiais, os chamados “bioativos”, que agem como verdadeiros anti-inflamatórios e antiácidos. Eles ajudam a diminuir a inflamação, controlar a acidez e ainda dar uma protegida na mucosa do seu estômago.
Pense nos remédios caseiros como um bom amigo: eles são uma ótima opção para te dar um suporte nas crises de azia e podem complementar o tratamento que o seu médico indicou. É sempre bom ter essas cartas na manga!
- Quer saber mais sobre a azia? A gente te explica aqui: Azia: O Que é, Sintomas, Causas e Como Aliviar
Conheça Nossas Dicas de Remédios Caseiros para Azia:
Vamos mergulhar em algumas opções que você pode ter em casa ou encontrar facilmente para trazer alívio:
1. Água com Bicarbonato de Sódio: O Clássico do Alívio Rápido
A água com bicarbonato de sódio é como um bombeiro para o seu estômago! Ela tem um efeito alcalinizante que neutraliza rapidinho os ácidos, sendo um excelente truque caseiro para a azia.
-
Ingredientes:
-
1 colher (de café) de bicarbonato de sódio
-
1 copo (250 mL) de água filtrada ou fervida
-
-
Como Preparar:
Misture bem os ingredientes e tome essa solução devagar, em pequenos goles.
-
Fique Atenta: Não use mais de 3 colheres de chá de bicarbonato por dia e não ultrapasse 2 semanas de uso contínuo. Usar demais pode ter o efeito contrário, causando o que chamamos de “acidez rebote”, onde o estômago produz ainda mais ácido, e a azia pode piorar.
-
Quem Deve Evitar: Crianças com menos de 2 anos, grávidas ou lactantes. Também não é indicado para quem tem níveis baixos de cálcio no sangue, problemas na produção de ácido clorídrico no estômago, ou certas condições metabólicas ou respiratórias.
2. Chá de Gengibre: O Aconchego Quentinho para o Estômago
O chá de gengibre é um verdadeiro abraço para quem sofre de azia! O gengibre é famoso por ter substâncias (como gingerol, chogaol e zingerona) que são anti-inflamatórias e ajudam a combater o enjoo.
-
Ingredientes:
-
2 a 3 cm de gengibre fresco ralado
-
200 mL de água
-
-
Como Preparar:
Coloque o gengibre e a água numa panela e deixe ferver por uns 8 a 10 minutinhos. Desligue o fogo, tampe a panela e, quando estiver morninho, coe e beba.
-
Quantidade: O ideal é não ultrapassar 3 xícaras desse chá por dia.
-
Quem Deve Evitar: Crianças com menos de 6 anos, pessoas com pedra na vesícula, úlceras gástricas, problemas de circulação ou quem usa remédios anticoagulantes. E se você estiver grávida, mesmo que o gengibre seja geralmente seguro, converse com seu médico antes de usar, tá?
3. Chá de Espinheira-Santa: O Escudo Natural para o Estômago
O chá de espinheira-santa é um excelente remédio caseiro para azia porque ele age como um protetor para a mucosa do estômago, diminui a produção de ácido e ainda melhora a má digestão.
-
Ingredientes:
-
1 xícara de água
-
1 colher (de chá) de espinheira-santa
-
-
Como Preparar:
Ferva a água e, depois de apagar o fogo, adicione a espinheira-santa. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba sem adoçar.
-
Quantidade: Você pode tomar até 4 xícaras por dia, duas horas depois do almoço e à noite, por até 12 meses.
-
Quem Deve Evitar: Mulheres grávidas ou amamentando e crianças com menos de 12 anos.
4. Chá de Funcho: Alívio Suave para a Digestão
O chá de funcho é um grande aliado porque tem componentes (anetol, estragol e alcânfora) com ações antiespasmódica, anti-inflamatória, analgésica e digestiva. Ele ajuda a acalmar o estômago inflamado e facilita o esvaziamento, sendo uma ótima opção contra a azia.
-
Ingredientes:
-
1 colher (de chá) de sementes secas de funcho
-
1 xícara de água fervente
-
-
Como Preparar:
Adicione as sementes de funcho na xícara de água fervente. Tampe e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Coe e beba em seguida.
-
Quantidade: Tome de 2 a 3 xícaras por dia, uns 20 minutos antes das refeições.
-
Quem Deve Evitar: Mulheres grávidas, pessoas com histórico de convulsões, hiperestrogenismo ou mulheres com sangramento menstrual muito intenso.
5. Chá de Camomila: O Conforto que Acalma o Estômago
O chá de camomila é famoso por sua ação digestiva e anti-inflamatória, o que o torna um bom remédio caseiro para azia, enjoos e má digestão. É um abraço quentinho para o seu estômago!
-
Ingredientes:
-
1 colher de sopa (4 g) de flores de camomila desidratadas
-
1 xícara de chá (240 mL) de água fervente
-
-
Como Preparar:
Adicione as flores secas de camomila na xícara com água fervente, tampe, deixe repousar por 5 a 10 minutos e coe antes de beber.
-
Quantidade: Você pode beber até 4 xícaras deste chá por dia.
-
Quem Deve Evitar: Bebês com menos de 6 meses e pessoas com alergia à camomila ou a plantas da mesma família (como margarida, ambrósia e crisântemos). A camomila (Matricaria recutita) é segura na gravidez e amamentação, mas evite a camomila-romana (Chamaemelum nobile), pois ainda faltam estudos sobre sua segurança nesses períodos.
6. Suco de Babosa: A Calma Interna para o Estômago
A babosa (Aloe vera) tem uma ação anti-inflamatória e calmante que pode ajudar a reduzir os sintomas de azia e queimação. Para isso, usamos a parte de dentro da folha, que é a polpa aquosa.
-
Ingredientes:
-
100 g da polpa da folha de babosa
-
1 litro de água filtrada ou fervida
-
Mel para adoçar, se quiser (e se puder usar!)
-
-
Como Preparar:
Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar bem homogêneo.
-
Quantidade: Beba no máximo 3 copos (de 100ml) desse suco por dia.
-
Quem Deve Evitar: Grávidas e lactantes. Também não é indicado para crianças com menos de 12 anos, pessoas com diarreia, problemas no fígado, obstruções intestinais, apendicite, doença de Crohn, colite ulcerosa, dor na barriga sem explicação ou desidratação grave.

7. Chá de Alcaçuz: O Protetor do Estômago
O chá de alcaçuz contém substâncias como glicirrizina e carbenoxolona que ajudam a reduzir a acidez do estômago e ainda protegem sua mucosa. Por isso, ele é muito útil para azia, úlcera gástrica e aquela sensação de queimação.
-
Ingredientes:
-
5 gramas de raiz de alcaçuz
-
500 mL de água
-
-
Como Preparar:
Coloque a raiz de alcaçuz e a água numa panela e deixe ferver por 10 a 15 minutos. Depois, espere esfriar, coe e beba.
-
Quantidade: Tome até 2 xícaras por dia.
-
Quem Deve Evitar: Mulheres grávidas ou amamentando e crianças com menos de 18 anos. Também é contraindicado para quem tem pressão alta, problemas cardíacos, doenças renais e hepáticas, e baixos níveis de potássio no sangue.
8. Suco de Batata: O Antiácido Natural e Rápido
O suco de batata é um bom aliado caseiro para a azia porque ele age de forma similar aos antiácidos da farmácia, neutralizando a acidez do estômago.
-
Ingredientes:
-
1 batata inglesa crua
-
Entre 100 a 200 ml de água filtrada ou fervida
-
-
Como Preparar:
Descasque a batata e coloque no processador ou liquidificador para bater. Adicione um pouco de água para o suco ficar mais líquido e fácil de beber. Em seguida, coe e beba sem adoçar.
-
Quantidade: Tome 1 vez ao dia, de preferência uns 30 minutos antes do café da manhã.
9. Chá de Alface: Para Acalmar e Reduzir a Inflamação
O chá de alface é outra ótima opção para a azia! Ele é rico em enzimas que ajudam a reduzir a inflamação da mucosa gástrica e ainda tem uma ação calmante, diminuindo o desconforto da azia.
-
Ingredientes:
-
3 folhas de alface higienizadas e picadas
-
1 xícara (chá) de água
-
-
Como Preparar:
Coloque a água em uma panela e leve para ferver. Apague o fogo, adicione as folhas de alface, tampe e deixe repousar por 3 minutos. Depois, coe e beba o chá ainda morno.
10. Infusão de Alteia: O Toque Suave e Protetor
A infusão de alteia tem um efeito anti-inflamatório, suavizante, calmante e protetor para o estômago, sendo uma excelente opção de remédio caseiro para azia.
-
Ingredientes:
-
200 mL de água fervente
-
2 a 5 g de raiz seca ou folhas de alteia
-
-
Como Preparar:
Adicione a raiz de alteia na xícara com água fervente, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba em seguida.
-
Quantidade: Tome até 2 xícaras por dia.
-
Quem Deve Evitar: Mulheres grávidas ou amamentando e crianças.
11. Suco de Banana com Mel: Um Dueto Delicioso e Funcional
O suco de banana com mel é um bom remédio caseiro para azia, e a combinação é deliciosa! A banana é rica em flavonoides, que ajudam a fortalecer a mucosa digestiva e neutralizar a acidez do estômago. O mel, por sua vez, tem enzimas digestivas que facilitam a digestão dos alimentos, reduzindo o desconforto.
-
Ingredientes:
-
1 banana média madura
-
250 mL de água filtrada ou fervida
-
1 colher de sopa de mel
-
-
Como Preparar:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.
-
Quantidade: Beba o suco 1 vez por dia, ou quando sentir os sintomas de azia.
-
Quem Deve Evitar: Por conter mel, este suco não deve ser dado a crianças com menos de um ano. Também não é indicado para quem tem alergia a mel, pólen ou outros produtos de abelha, ou intolerância à frutose.
12. Suco de Melão: Doçura que Acalma
O suco de melão é uma ótima pedida porque o melão é uma fruta com baixa acidez e rica em magnésio, o que ajuda a diminuir a acidez do estômago e a reduzir aquela sensação de queimação.
-
Ingredientes:
-
2 fatias de melão
-
1/2 xícara (de chá) de água filtrada ou fervida
-
-
Como Preparar:
Bata o melão e a água no liquidificador até obter uma mistura bem homogênea.
-
Quantidade: Beba o suco 2 vezes por dia, ou quando sentir os sintomas de azia.
13. Vinagre de Maçã: Surpreendente e Regulador
Pode parecer estranho, já que ele é ácido, mas o vinagre de maçã pode, sim, ajudar a regular a produção de ácido do estômago, aliviando os sintomas de refluxo, como azia e sensação de peso no estômago. A ideia é que os ácidos do vinagre podem corrigir um possível desequilíbrio na acidez do estômago.
-
Ingredientes:
-
1 colher (de chá) de vinagre de maçã
-
1 copo de água
-
-
Como Preparar:
Adicione o vinagre de maçã na água e misture. Beba antes ou depois das refeições.
-
Dica Importante: Lave a boca com água imediatamente depois de beber a solução de vinagre de maçã para proteger o esmalte dos seus dentes. Espere uns 30 minutos para escovar os dentes depois.
-
Quem Deve Evitar: Pessoas em tratamento com medicamentos como digoxina ou diuréticos (furosemida ou hidroclorotiazida). Também evite misturar com outras ervas como cavalinha, alcaçuz, lírio do vale e ervas laxantes.
Espero que essas dicas caseiras te ajudem a encontrar mais conforto e bem-estar no seu dia a dia! Lembre-se, esses são complementos; sempre converse com seu médico para um diagnóstico e tratamento completos. Tem alguma receita caseira favorita que você usa para azia? Conta pra gente!